terça-feira, 7 de junho de 2011

Pressão Alta

Dessa vez venho aqui relatar o que vivi na minha gestação...

Há uns 6 anos atrás tive crises de pressão alta, meu cardiologista disse que era por conta do anticoncepcional, e eu ficava indignada, achando que não tinha nenhuma relação, por fim, parei com o remédio e minha pressão normalizou e nunca mais tive problema.

Até os 4 meses de gestação tudo estava indo normal, eu passava super bem, tomava apenas a vitamina que minha médica receitou, mas em uma das consultas, como de costume, ela foi verificar a minha pressão é ela estava alta, fiquei super preocupada, pois afinal de contas, sabia dos riscos que nós poderíamos estar correndo.

Ela logo entrou com a medicação, a princípio de 12 em 12hs, continuei verificando a pressão pelo menos 3 vezes por semana, infelizmente ela continuou alterada, ela mudou a medicação para a cada 8 horas, fez pedido de ultrassom, nos exames havia apenas uma pequena alteração fluxo de sangue em apenas um lado, esse era um indício leve de alteração da pressão, os cuidados aumentaram, e o meu medo também.

Comecei a me consultar com uma frequência maior, a pressão continuou oscilando, minha médica aumentou a dose da medicação e passei a tomar de 6 em 6hs e verificar a pressão todos os dias, ela pediu um pouco mais de repouso também e eu fiz tudo certinho.

Para a minha sorte engordi super pouco na gravidez, acreditem se quiser, foram apenas 3.500kg, me cuidei muito pois como já engravidei "gordinha", morria de medo de engordar ainda mais, e isso com certeza teria agravado ainda mais a minha hipertensão, a e a Laura nasceu super bem, saudável, com 2.600kg e 45,5cm, como o pediatra dela disse: "criança tem que crescer fora da barriga"...

A pressão alta fez com que eu tivesse perda de líquido amniótico, por conta disse o parto que estava previsto a partir de 11/02, foi antecipado para 01/02/11, mas sinceramente eu já não estava mais aguentando esperar, tive que fazer ainda mais repouso e a ansiedade era imensa, apesar de parecer tranquila, eu não via a hora de conhecer minha princesa.

O parto foi excelente, estava com a pressão boa e tinha plena confiança na minha médica, a Laura nasceu super rápido, em apenas 9 minutos, optei por cesárea pois fiquei com medo que as contrações fizessem a pressão subir, me recuperei super bem, no dia seguinte tomei banho sozinha.. kkkkk

Após o parto continuei verificando a pressão diariamente, uma semana depois quando fui verificar a"bendita" estava altíssima 18x12, fiquei desesperada, nem na gravidez ela tinha chegado nesses indíces, fui na hora para o hospital, fiquei morrendo de medo, depois de algumas horinhas ela baixou de novo, não sei o que causou aquilo, continuei com a medicação.

Um tempo depois passei pelo cardiologista, fiz exames, que graças a Deus deram normal, ele me explicou que é normal a mulher continuar com a pressão alta por meses após o parto.
Hoje faço controle e ainda tomo a medicação, ela está normal, ainda não me livrei do remédio, mas se Deus quiser, logo paro também.

Por todos esses motivos minha ginecologista e meu cardiologista me disseram que é melhor não tomar anticoncepcional, segundo minha médica, a melhor opção é o Mirena.

Queria compartilhar com vocês um pouco do que vivi, dá sim pra levar uma gravidez tranquila com hipertensão, só precisa de mais acompanhamento e cuidado, é muito importante confiar no médico, seguir todas as orientações, mudar alimentação, enfim, se cuidar mesmo.

Bjs

Um comentário:

  1. Ana
    Você agiu direitinho, pressão alta não é brincadeira ainda mais na gravidez. Tem que ter um controle rigoroso e no final tudo dá certo não é? Um abraço!

    ResponderExcluir